sexta-feira, 4 de março de 2016

Paraguaiblogs.wordpress.com

População do Paraguai


O Paraguai tinha, em julho 2007, aproximadamente 6.669.086 habitantes, com uma densidade demográfica de 15 hab/km² (uma das mais baixas da América do Sul). 65% da população são mestiços (descendentes de espanhóis e de índios), 31% são brancos, 3% são ameríndios e 1% é o número de asiáticos (oriundos da China, Japão e Taiwan). Além de espanhóis, também há descendentes de alemães (na maioria dos casos menonitas) e italianos.
A maioria mestiça tende a uma cultura européia, por isso a parcela indígena da população tem dificuldades em manter sua identidade. Os indígenas estão agrupados em seis famílias, são elas: tupi-guaranis (a maioria), maskoy, matacomaraguaio, zamuco, toba-guaicurú e guarani ocidental.
A distribuição da população por idades acontece da seguinte maneira: 0-14 anos - 37,2% (1.262.408 homens e 1.220.809 mulheres), 15 – 64 anos – 57,7% (1.933.559 homens e 1.915.033 mulheres) e 65 anos ou mais – 5,1 % (155.660 homens e 181.617 mulheres). A taxa anual de crescimento é 2,416%, a de natalidade é de 28,77 em cada 1000 habitantes e a taxa de fertilidade é de 3,84 crianças por mulher. A expectativa de vida para os homens é de 73 anos e de 78 anos para as mulheres (segundo estimativas de 2008). O IDH (índice de desenvolvimento humano) é 0,757 e ocupa a nonagésima primeira posição no ranking mundial.

 


Cultura do Paraguai


Duas universidades encarregam-se da educação superior: a Nacional de Assunção, fundada em 1890, e a Católica, em 1960. A maioria da população professa o catolicismo, mas outros cultos são tolerados. As principais instituições culturais do país estão na capital: a Academia Nacional de Belas-Artes, o Conservatório Nacional de Música, a Orquestra Sinfônica de Assunção, a Biblioteca Nacional e o Museu de História Nacional e Etnografia. São famosas as qualidades melódicas da música popular paraguaia, que em vez da influência africana manteve traços da cultura guarani, particularmente as guarânias, acompanhadas por violão e de ritmo dolente.
O isolamento do país durante boa parte do século XIX não foi propício ao desenvolvimento literário. Guerras cruentas motivaram uma literatura de exacerbado nacionalismo e os autores que divergiam essa linha eram ignorados ou tachados de derrotistas, o que levou muitos deles a abandonarem o país. Só na década de 1940 surgiu o primeiro grupo poético coerente, com obra reconhecida, Óscar Ferreyro e Augusto Roa Bastos, entre outros autores. Em 1952, Gabriel Casaccia publicou em Buenos Aires La babosa (A lesma), primeiro grande romance de um autor paraguaio. Outros romancistas surgidos mais tarde foram Jorge Rodolfo Ritter e Juan Bautista Matto.


 



 Religião do Paraguai




 A Religião destacada no Paraguai é a religião católica, uma das consequências da chegada dos europeus e da conversão a que submeteu-se a que a população durante os séculos XVI, XVII e XVIII. É por isso que alguns dos monumentos mais importantes do país são as igrejas e lugares de culto.
Além disso, no país existem grupos minoritários de protestantes, de judeus, dos muçulmanos e algumas religiões indígenas que permaneceram no país







Comidas típicas do Paraguai


  • Sopa paraguaia: Torta preparada com fubá, queijo meia cura ralado grosso, cebola, milho verde debulhado e manteiga. Comido a qualquer hora do dia, quente ou fria.
  • Chipa: bolinho de assado de [polvilho] com manteiga e queijo. Tradicionalmente é feito no formato de "meia lua". Lembra muito pão de queijo.
  • Tortilha: Semelhante às empanadas argentinas mas com recheio mais farto, massa frita ou assada, de trigo ou mandioca;
  • Chipa Guazu: Variação da sopa paraguaia que inclui ovos e leite, servida quente.
  • Kivevé: polenta de abóbora.
  • Vori vori: ensopado a base de carne e bolotas de fubá.
Também é muito consumido o tereré, infusão de ervas muito semelhante ao chimarrão, porém gelada. Pode ser tomada com ou sem açucar, ou ainda batido com suco de laranja (Tê naranja)




Pontos turísticos do Paraguai


A cidade é sede do Museu Godoi, a Igreja da Encarnação, e o Panteão Nacional dos Heróis, uma pequena versão de Les Invalides em Paris, onde muitos dos heróis nacionais estão enterrados. Outros monumentos são o "Palacio de los López" (Palácio Presidencial), o antigo edifício do Senado (um edifício moderno se abriu para acolher ao Congresso em 2003), a Catedral Metropolitana de Assunção e a Casa de Independência (um dos poucos exemplos de arquitetura colonial que ainda se mantém em pé na cidade), apenas tem restos dos edifícios principais realizados nos períodos de Rodríguez de Francia e os de López (entre outros monumentos, o Teatro a Ópera realizado em tempos de Francisco Solano López foi saqueado, incendiado e quase totalmente demolido pelos brasileiros em 1871).


Um comentário:

  1. Titanium Frame Hammer - TITanium Art
    This iron titanium gravel bike hammer is crafted from titanium steel in titanium ring high-fiber 2020 escape titanium aluminum. The frame gives you a perfect t fal titanium glimmer of control as you try titanium scooter bars to

    ResponderExcluir